sábado, 23 de maio de 2009

Os transportes públicos em França

Métro


Várias cidades de França contam com linhas de metro e/ou de eléctrico e a maior parte oferece
uma rede de autocarros muito densa. Além de serem rápidos e económicos, a utilização desses
meios de transporte possibilita conhecer as cidades mais tranquilamente.
Em Paris, o metro é, sem dúvida, o meio mais rápido e prático de se deslocar. Existem 15 linhas e cerca de 300 estações de metro. O horário de funcionamento é, em média, das 5h30 as 00h30. As inúmeras ligações do metro com o RER (Rede Expressa Regional) e as estações de comboio SNCF permitem o fácil acesso às outras cidades da periferia de Paris.O site em que encontrei a informação sobere o métro foi:
http://pt.franceguide.com/Os-transportes-publicos.html?nodeID=114&EditoID=11877s-transportes-publicos.html?nodeID=114&EditoID=11877

TGV



''O TGV (do francês: train à grande vitesse) é o trem de alta velocidade francês, sendo um símbolo nacional na França e, até ao momento, o trem de grande velocidade de maior sucesso na Europa. O TGV viaja em linhas especiais conhecidas como LGV (ligne à grande vitesse = "linha de alta velocidade"), permitindo velocidades de 320 km/h em operação normal nas linhas mais recentes. O TGV também pode usar linhas convencionais, mas neste caso, a velocidades mais baixas. O TGV tem cerca de 200 destinos na França e no estrangeiro.''Curiosidade: No dia 3 de abril de 2007, durante um teste de velocidade, o TGV atingiu a velocidade de 574,8 quilómetros por hora em Le Chemin, perto de Champanha-Ardenas, na linha Paris-Estrasburgo, que foi aberta a passageiros no dia 10 de Junho de 2007. O site em que encontrei informação sobre o tgv foi:
http://pt.wikipedia.org/wiki/t





Vélib




''Vélib' (palavra-saco, ciclismo e contração de liberdade) é o sistema gratuito de bicicletas de Paris disponível desde 15 de Julho de 2007. Criada pela Mairie de Paris, é gerido pela indústria grupo JCDecaux, que diminuiu nesta ocasião parisiense uma versão do seu sistema Cyclocity. Após a inauguração do serviço, 10 648 bicicletas estão disponíveis em 750 estações. Depois, em finais de 2007, 20 600 bicicletas estão distribuídas em 1 451 estações de serviço. Paris, poderia eventualmente ter 50 000 bicicletas deste tipo, especialmente devido ao seu sucesso maior do que o esperado (26 milhões de localidades e realizadas cerca de 200 000 assinantes em menos de um ano)."
O site em que eu encontrei informação sobre o Vélib foi:http://fr.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9lib%27.

Sem comentários: